Há muitos anos escutamos sobre aquecimento global, mas somente agora, quando estamos sentindo na pele esta realidade começamos a ter maior consciência e nos movimentarmos um pouco - só um pouquinho.
Ai pensamos: “o governo tem que fazer algo para melhorar as coisas”. “Estes políticos só pensam em ganhar dinheiro à custa do povo e não fazem nada”.
É, reclamar é muito fácil mesmo... Colocar a culpa nos outros também. Difícil é fazermos a nossa parte e admitirmos nossos erros.
Isso não quer dizer que não devemos ter um pensamento crítico a respeito dos nossos governantes, afinal, somos responsáveis por que vai o Palácio do Planalto e temos que estar informados e termos capacidade de escolhermos que vai governar o país.
Mas devemos antes de tudo olhar para nós mesmos...
O que eu posso fazer? Será que eu coloquei em prática aquilo está a meu alcance? Isso, é claro, sem olhar se o vizinho está fazendo a sua parte.
Como posso ter moral para cobrar de alguém o que não estou apto a fazer eu mesmo?
Tem muitas pessoas que pensam que as coisas só vão melhorar quando os políticos melhorarem. Isso é ilusão. Os políticos que estão no poder são reflexos da população. Tem uma frase clássica que diz: “Cada povo tem o governante que merece...” Sim, nós temos os governantes que merecemos...
Merecemos sim, por acreditar que as mudanças venham de cima para baixo. Que como nos contos infantis virá um cavaleiro de armadura e salvará a todos. Não, não existe cavaleiro, só existem pessoas, falíveis, em crescimento, em aprendizado, pois a vida nada mais é que um momento breve de aprendizado.
O planeta é dividido em países, que é feito de sociedades (grupos), que é feita de famílias, que é feita de pessoas. Pensamos sempre que o caminho é de cima para baixo, mas vamos pensar no inverso. Mudem as pessoas, as famílias, a sociedade, os países e o planeta. Este é o único caminho viável.
Atuemos, para retirarmos um pingo de conhecimento de cada situação. Uma porção de consciência. Vamos começar hoje a olhar para nós, e parar de culpar quem está ao nosso redor por nossos problemas. Antes de olhar para o outro olhe para si mesmo. Não pense que eu estou tentando dar lição de moral não, pois isso serve para você e também para mim, que também estou aprendendo a olhar para mim e ver no outro somente o meu espelho.
Isso porque ainda estou no caminho de uma vida mais consciente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário