sexta-feira, 6 de abril de 2007

O fim último do homem

Este texto eu escrevi a uns anos atrás, quando os blogs não existiam. Agora quero compartilha-los com vocês. Vamos então filosofar e pensar...

"A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem estar do mundo." - BENJAMIN FRANKLIN

Hoje em dia passamos por uma nova fase onde o homem busca uma interação entre a Visão Clássica e a Moderna da razão. Não basta colocarmos somente a razão em função da ética, devemos vê-la também como ponto de partida para a evolução material de todos, pois o desenvolvimento tecnológico e científico deve estar trabalhando em conjunto com o desenvolvimento social.

O ser humano busca, com a razão a melhor forma de viver, que é instintivo (sobrevivência) e necessário (preservação da espécie), e com isso ultrapassar obstáculos, é através disso que se cria a moral e a ética. Estas são as leis básicas para a sobrevivência em sociedade.

Esta se chegando a um estágio onde a moral, tendo em vista o Eu e o coletivo da Visão Clássica adequada aos dias de hoje, e o "ganhar dinheiro” da Visão Moderna, andarão juntos. As verdades, com a evolução da ciência, aparecem uma a uma a cada dia, inquestionáveis, e a razão humana explicará tudo, sem dominar a natureza, mas sim trabalhando com ela.

É através da razão que se procura a melhor maneira de alcançar-se um objetivo, ou seja, pensa-se nos meios para alcançar o fim. Como se dá esta busca do fim está diretamente ligada ao fim último da existência. A meta de uma pessoa está ligada a maneira que esta o mundo. O ditado popular “Os fins justificam os meios” indica que cada fim possui vários meios de se chegar a ele, mas o escolhido sempre estará associado ao estilo de vida do indivíduo. Com isso se compreende melhor o pensamento Clássico, onde a razão está diretamente associada à moral e a ética.

Após vários anos de cultura materialista o homem, perto de um novo milênio, tenta resgatar o que foi perdido. A violência hoje é uma prova da inversão de valores que coloca como fim último da existência o “ganhar dinheiro” e o “consumo”. A vida, seja ela rica ou pobre, não vale mais que alguns trocados.

Atualmente o dinheiro é realmente necessário para viver em sociedades complexas como a atual, onde a troca é um fator necessário, mas é importante cada um criar uma ideologia de vida que não vire um ciclo vicioso que pode vir a prejudicar a espécie humana como tem ocorrido. Cada pessoa deve buscar ganhar dinheiro e ter o melhor para si, mas tendo a ética (principalmente a honestidade e o respeito) como fim último.

A humanidade está em constante transformação e atualmente ela se encontra no caos devido a perda dos valores éticos e morais, que são a base dos costumes sociais. Quando a sociedade perceber que esta mentalidade a prejudica, ela cairá e a espécie humana viverá melhor.

Nenhum comentário: